sábado, 25 de abril de 2009

Filme "A Onda" - Trabalho

HTML clipboard

Estimados Alunos,

Espero que hajam aproveitado bem a última semana. Lembro a todos de que, na próxima aula, dia 29 de abril, deverão ser entregues, em uma lauda (no máximo duas), as considerações sobre o filme "A Onda", que assistimos em nossa última aula. A idéia é a de que verifiquem em que medida as práticas que ocorrem no filme são incompatíveis com os direitos fundamentais contidos na Constituição. Não deixem de indicar organizações que, em sua opinião, se utilizam dos métodos que assistimos no filme (e, claro, justifiquem a indicação).

O trabalho é individual.

Dúvidas deverão ser enviadas para meu e-mail.

Cordiais saudações a todos!

Marcadores:

Desemprego na Espanha é o maior em uma década

HTML clipboard
Taxa de desemprego chega a 17,4% da população, a maior da Europa

O desemprego bate recorde na Espanha em termos absolutos e um milhão de imigrantes já estão sem trabalho. O governo espanhol divulgou dados que mostram que, pela primeira vez, o número de desempregados supera a marca de quatro milhões de pessoas. Em termos porcentuais, por causa da crise, o nível de desemprego no país atinge 17,4% da população economicamente ativa, o maior índice em dez anos.

Para 2010, o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que um quinto da massa de trabalhadores do país estará sem emprego. A projeção é de que o Produto Interno Bruto (PIB) espanhol cairá em 3% neste ano.

Em apenas 12 meses, o número de desempregados passou de dois milhões para quatro milhões, a maior taxa da União Europeia. Há apenas seis meses, a taxa era de 13,9%. Hoje, o aumento do número de desempregados na Espanha representa 50% de todos os novos trabalhadores que perderam seus postos na UE.

O mercado imobiliário e de construção, que empregava uma parte importante desses trabalhadores, entrou em colapso desde setembro do ano passado. O governador do Banco Central Espanhol (BCE), Miguel Angel Fernandez Ordonez, vem pedido que o Executivo modifique as leis trabalhistas para melhorar as condições para que empresas voltem a contratar funcionários.

Outro temor é que a explosão do desemprego acabe afetando de novo os bancos, já que empréstimos deixaram de ser pagos. Dados oficiais mostram que as vendas no varejo vêm caindo nos últimos 12 meses. O preço ao consumidor apresentou a primeira queda em março.

IMIGRANTES

Entre os estrangeiros que vivem na Espanha, a crise é pior. O desemprego já atinge quase 30%. Um milhão de estrangeiros não têm trabalho, o dobro do que foi apurado em abril de 2008. Os mais afetados são os latino-americanos, marroquinos e europeus do leste.

Os equatorianos estão entre as principais vítimas. "As remessas enviadas pelos imigrantes já caíram em 15%", afirmou ao Estado o embaixador Alfonso Lopes, responsável no governo do Equador por questões relativas aos imigrantes. Muitos trabalhavam no setor de construção e em serviços. Os dois setores despencaram.

A ministra de Economia, Elena Salgado, admitiu que a taxa de desemprego no país é maior que o esperado. "Isso mostra a gravidade e profundidade da crise." Nas Canárias, 26% dos trabalhadores estão sem emprego. Na Andaluzia, a taxa chega a 24%.

Para o secretário de Estado de Segurança Social, Octavio Granado, os dados sobre o emprego divulgados ontem mostram que a Espanha está "no epicentro da crise".

O governo espanhol, que já promoveu uma reforma ministerial por conta da crise, anunciou ontem a liberação de 14 bilhões para ajudar empresas em dificuldades, com a condição de que não promovam novas demissões.

O governo já havia anunciado um pacote de 40 bilhões para relançar a economia.

Fonte: O Estado de São Paulo

Marcadores:

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Ficha eletrônica

Estimados Alunos,
Solicito a todos que me enviem por e-mail, para o endereço ficha.edu@gmail.com, uma ficha eletrônica, em documento do Word, com os seguintes dados:
  • Fotografia
  • Nome completo
  • Matrícula (no caso dos calouros, se já souberem)
  • Telefones de contato
  • E-mail
No campo "assunto" do e-mail informem a universidade, o curso, o campus (se for esse o caso), e a turma (informe os dias e horários de aula).

Aproveito para desejar-lhes uma feliz Páscoa!
Cordiais saudações,
Rickson

Marcadores: